MOSAICOS DE UMA VIDA

Juntando cada peça forma-se o mosaico de minha vida. Tantos sentimentos me envolvem. Sentimentos ruins, outros bons. Saudade de quem se foi para eternidade. Saudade de quem posso ligar para ouvir a voz. Tristeza pelas metas não cumpridas e alegria pelos objetivos alcançados. Gemidos de dor, outros de prazer.

26 de jul de 2015

No Escurinho do Cinema

Esse texto é uma breve descrição da interação do público brasileiro dentro do cinema. Após comentário de dois turistas no Brasil e da minha experiência em um cinema espanhol percebi que de fato nosso público se comporta de forma peculiar.

Lá fora as pessoas entram mudas e saem caladas. Nada contra!

No Brasil as pessoas entram falando, interagem no decorrer do filme e saem comentando as cenas. Nada contra também!

Aqui chega ser divertido assistir um suspense, drama e até terror. As pessoas gritam coisas do tipo: CORRE! CUIDADO!

Sabe aquele momento de um suspense em que o vilão vai atacar o mocinho por trás? de repente alguém no escurinho do cinema grita: “Olha pra trás, miséra”!

Ou no romance quando o galã aparece em close na tela e várias vozes gritam como se estivessem em jogo de futebol... no lugar da palavra GOL, ouvimos da platéia: Lindoooooooooooooo, Gostosooooooooooooooooooooooo!!

Na ficção cientifica, no momento da cena mais esperada, ouvimos em alto e bom tom: eitaaaaaa, que mentira! Mentira só é boa quando eu conto!

Um fato marcante numa cena do filme Titanic (faz teeeeeempo) ainda me faz rir quando eu lembro. No final do filme, quando Rose dentro d’água, congelando de frio e já sem forças começa a pedir ajuda (baixinho): come back, come back, come back...

Todo mundo tenso com a cena, de repente alguém grita: COME BACK, PORRA! A MENINA Num TÁ CHAMANDO (sic).

Peculiar ou não, divertido, estranho, ou como queiram chamar... esse é meu povo vendo filme no cinema.

Risos da plateia.

Ah! Só pra relembrar segue o exato momento do COME BACK https://www.youtube.com/watch?v=HecfVtICs2U

12 de jul de 2015

Um brinde a nós 4!

Entre uma fina taça e um copo tipo americano eu escolhi o copo para representar nossa amizade. Isso porque os trancos e barrancos que a vida nos proporciona nunca foram suficientes para nos desfazer.

Com Elza e Kadu
Com Kadu e Nena
Afinidade, cumplicidade, solidariedade e respeito nos definem. Se uma chora as demais enxugam as lágrimas, se uma sente-se dolorida as outras tentam ser um bálsamo para curar a dor. Se uma está feliz todas sentem motivos para sorrir.

E é assim, como um copo rústico que nossa amizade sobrevive. Se fosse fina como a taça já teria quebrado. Como um copo americano essa relação está sempre pronta para mais um encontro, mais uma comemoração, mais um brinde... tudo começou há mais de 30 anos, lá na escola José Vilela !

Um brinde a nós 4!!!!

P.S. Já estou imaginando Nena preocupada porque irão descobrir nossa idade. 

11 de jul de 2015

Tatuagem de Caveira Mexicana

Para escrever esse texto sobre TATUAGEM, fui pesquisar um pouco sobre o preconceito que gira em torno dessa arte, rito de passagem, ou como queiram chamar. De acordo com o Museu Penitenciário Paulista, faltam registros oficiais sobre o tema, mas é fato que a tatuagem faz parte das culturas e processos sociais de comunicação e expressão.

Diversas fontes que falam sobre o preconceito às tatuagens enumeram as possíveis causas para a discriminação, que vai desde motivos religiosos a questões sociais. Religiosos justificavam que o corpo era o templo do espírito santo; tatuá-lo seria um desrespeito à santidade do corpo. Aliado a isso, existia também a discriminação aos marinheiros, primeiros homens que apareciam publicamente com os corpos tatuados. Vale salientar que essa categoria profissional naquela época era composta por ex-presidiários.

Confesso que lá no meu íntimo existia um preconceito em relação à tatuagem de caveira. Achava macabro, coisa do mal, algo negativo. 

Caveira Mexicana
Até que um amigo, muito gente boa e pessoa do bem, me revelou que sua tatuagem é uma caveira mexicana. Segundo ele, “este símbolo quer dizer vida, espanta maus espíritos e prega a igualdade”. Por isso fui pesquisar mais e vi que este símbolo é usado também para lembrar que a morte faz parte da vida, e por esse motivo não devemos ter medo dela, mas aceitá-la. É ainda uma forma de homenagear pessoas queridas que já partiram. 

E você ainda guarda algum preconceito? Então vai ler sobre o assunto!


5 de jul de 2015

Tatuagem de Abelha

Da séria TATUAGEM, hoje vou tratar sobre o simbolismo em torno das abelhas. Figura representada na tatuagem da minha irmã Izabele.

Algumas pessoas utilizam-se da figura de abelhas para simbolizar trabalho, esforço, disciplina e cooperação,fazendo uma alusão ao seu incessante trabalho produzindo mel. Existe também uma conotação de fertilidade e sexualidade que está relacionada ao papel da abelha no processo de polinização das plantas.

Deborah = Abelha
E mais uma vez nenhum desses simbolismos tem relação com a verdadeira história da tatuada. Bele só queria homenagear sua primeira filha que se chama Déborah. Como ela não queria tatuar o nome, optou por colocar o significado da palavra.

Deborah (com H), originou-se da palavra hebraica Débora que significa ABELHA.

4 de jul de 2015

Tatuagem Iniciais de Nome

Da série TATUAGEM, dessa vez o texto discorre sobre iniciais de nomes. Eu sempre fico curiosa quando vejo alguém com esse tipo de tatuagem. Fico a pensar, quem será a pessoa homenageada?

Certo dia estava eu no casamento da minha amiga Mónica, quando percebi sua tatuagem com as letras LG. Logo eu quis matar a curiosa e ela me contou que foi em homenagem ao seu sobrinho Luiz Gustavo, o qual ela chama de príncipe.

Como ela mesma disse:

Os homenageados LG
“ todos podem recriminar; o mundo - por alguma ironia - poderá nos afastar, mas nunca deixaremos de nos amar. Ai fui no tatuador e disse: quero levar no peito, na alma e no corpo o meu grande e verdadeiro amor que é o meu sobrinho Luiz Gustavo”.

Mesmo antes de engravidar, Mónica dizia que se tivesse uma filha, colocaria o nome Maria Eduarda. De fato, ela engravidou de uma menina, mas sem querer fazer outra tatuagem, optou por escolher um nome com as mesmas iniciais do seu príncipe. O nome escolhido foi Luanda Gabriela, uma bebezinha linda, a qual ela chama de princesa.

3 de jul de 2015

Tatuagem de Pimenta e Fênix

Retomando ao tema TATUAGEM, para quem não leu a postagem anterior, a ideia de falar sobre esse tema foi mostrar o mosaico de sentimento que envolve a escolha da tatuagem, bem como seus significados.

Hoje contarei a história da minha irmã Iris, que fez uma tatuagem de pimenta, mas futuramente transformará numa fênix.

A pimenta tem vários significados, mas os mais comuns simbolizam sexualidade, por ser um alimento bastante ardido e quente, o que tem forte conotação sexual; e proteção, uma vez que esse é utilizada também para afastar mau olhado, inveja... 

A real história da tatuagem de Iris não tem nenhuma relação com esses simbolismos. Abaixo segue o motivo de sua escolha, tanto para a pimenta, como para a ideia de transforma-la numa fênix. É uma história cheia de emoção, superação, crescimento. Com a palavra: Iris!

"Fiz a pimenta porque na época tinha muito minha cara. E lembro que quando eu era criança mainha dizia muito: Essa menina é uma pimenta! Mas eu decidi que vou cobrir, porque a pimenta já não tem tanto a ver comigo! Vou fazer uma fênix em cima. A fênix é um símbolo da mitologia grega, ela renascia de suas próprias cinzas, era tão forte que era capaz de transportar cargas pesadas durante seu voo, sendo capaz de transportar um elefante! Essa carga eu atribuo ao que eu passei, e que tô passando. A fênix agora tem mais a ver comigo!"

1 de jul de 2015

Tatuagem de Golfinho

Golfinho Sorrindo (*)
Hoje me despertou a curiosidade de buscar o significado de algumas tatuagens. Tenho uma na forma de golfinho há mais de dez anos e confesso que escolhi não pelo significado da figura, mas por acha-lo lindo e aparentemente sempre está feliz e sorrindo.

Entre os vários significados da tatuagem de golfinho eu escolhi um que diz: “tem um significado muito especial para os viajantes, trazendo-lhes sorte durante as suas viagens. Estes mamíferos são também tatuados porque simbolizam carinho, energia, prosperidade, mudança, conhecimento, harmonia, liberdade, confiança e compreensão”.

Seguirei com as postagens sobre o tema, mas com uma peculiaridade: tratarei sobre as tatuagens dos/as amigos/as e as histórias para suas escolhas.

(*) Imagem da minha tatuagem só após o retoque.