MOSAICOS DE UMA VIDA

Juntando cada peça forma-se o mosaico de minha vida. Tantos sentimentos me envolvem. Sentimentos ruins, outros bons. Saudade de quem se foi para eternidade. Saudade de quem posso ligar para ouvir a voz. Tristeza pelas metas não cumpridas e alegria pelos objetivos alcançados. Gemidos de dor, outros de prazer.

22 de dez de 2016

Tatuagem de Anjo

Era uma vez uma mulher que não almejava ser mãe. Até que um dia o desejo da maternidade nela fluiu naturalmente e assim passou a desejar e planejar sua gravidez. Porém, soube que seu bebê não poderia ser gerado de forma natural.

Gerado artificialmente, a primeira casinha do bebê foi em um laboratório. Seu tamanho era microscópico, mas já era amado com grandiosidade por sua mãe.

por Daniel Maguito Tattoo
Sua segunda casinha foi no útero da mamãe. No dia da mudança de casa ela o viu pela primeira vez através da tela do computador. O doutor o chamava de embrião. A mamãe o chamava de meu bebê.

Com menos de dois meses morando dentro da mamãe, papai do céu o levou para uma nova casinha. Como a mamãe acredita que seu bebê já tinha um espírito, ela prefere crer também que ele virou um anjo.

A mamãe sempre carregará seu bebê no coração e agora, simbolicamente, carregará também no braço.


20 de dez de 2016

Tatuagem de Rosa

Quando iniciei em 2015 a série de textos sobre tatuagens foi com o intuito de desmistificar o preconceito em relação a essa arte. A primeira postagem foi sobre minha tatuagem de golfinho, feita há mais de 10 anos e que logo se transformaria em outro desenho.

Há pouco mais de um ano o golfinho virou uma rosa, símbolo do amor, carinho, paixão, felicidade...  

Na época da transformação de minha tatuagem, eu também estava passando por uma fase de mudanças.  O desejo de não mais existir não poderia mais existir. 

Ao sentir saudade de mim fui resgatar o meu eu interior. Encontrei-me, reconquistei meu amor próprio e voltei a me apaixonar por mim mesma.

Eu não queria um botão de rosas totalmente fechado. Também não queria uma rosa completamente aberta.

por Daniel Maguito Tattoo
Para representar aquele momento de transformação da minha vida, a rosa precisava estar meio aberta, desabrochando. Precisava também ter espinhos, os quais representam minhas dores emocionais. Machucam, mas me fazem crescer.

Dedico essa rosa à minha família e amig@s que me ajudaram a levantar.




14 de dez de 2016

Tatuagem de Baobá

Esse é mais um texto sobre tatuagem, provando que por trás dessa arte pode se esconder uma linda história. A protagonista do texto é minha amiga, também socióloga, Juliana Cíntia. 

A imagem da vez é uma árvore, mais precisamente um Baobá.

Para muitas pessoas a decisão de tatuar-se é mais fácil do que a escolha do desenho.
E foi assim com Juliana, que sempre teve vontade de fazer uma tatuagem, mas decidiu aguardar até que encontrasse um elemento representativo, algo profundo e com importante significado.

Até definir sua escolha pensou em vários símbolos, mas acabava concluindo que ainda não era aquilo que queria.

Tatuagem de Baobá
Juliana conta que a partir do ano de 2015 começou a elaborar com mais engajamento as questões raciais e de sua identidade enquanto mulher negra, fato que ganhou muito significado e força em sua vida.

Foi nesse momento que o Baobá ou Iroko entrou em sua vida; esta árvore sagrada africana simboliza a sabedoria da comunidade representada por seus ancestrais.

Apesar de todo sofrimento vivenciado tanto na África quanto na Diáspora Africana, para Juliana essa tatuagem representa uma reverência a sua ancestralidade negra e toda sabedoria que persiste e sobrevive.

13 de dez de 2016

Feliz MosaicoTerapia e Próspero Ano Novo

Todo final de ano pra mim é assim:

Acendem as primeiras luzes natalinas, o bom velhinho chamado papai Noel insiste em me lembrar de que já vem o Natal e o comércio se movimenta ao som de Jingle Bells.


Naturalmente eu começo fazer minha retrospectiva em relação ao ano que está acabando; o sentimento de fracasso é inevitável porque nem tudo saiu como planejado.

É como no mosaico, nem todas as peças se encaixam, mas o que importa é o resultado final. Na MosaicoTerapia escolho cor, quebro pedras, corto vidros; para minha vida sofistico os sonhos, traço metas, planejo o ano seguinte...

Feliz MosaicoTerapia e Próspero Ano Novo!

5 de dez de 2016

MosaicoTereapia, Freud explica!

MosaicoTerapia
Difícil entender a diferença entre tristeza profunda e depressão. Assim como também é difícil conseguir equilíbrio emocional para superar tais sentimentos.

Seria clichê dizer que “Freud explica”, mas é nele que busco compreender esses sentidos.  De acordo com seus escritos, sentir-me depressiva é sentir-me melancólica; sentimento que vem acompanhado da perda de autoestima.

Enquanto busco respostas, me isolo na MosaicoTerapia, tento me encontrar, intensificar a inteligência emocional para fortalecer meu EU interior.

Psicologicamente falando, uma resiliência;
Matematicamente falando, uma incógnita;
Geograficamente falando, sem direção...