Os bordões das idades de tão habituais afastam-se dos seus reais significados. Dei-me conta disso quando lembrei que no próximo ano farei 40 anos, embora alguns acreditem que não cheguei aos 30. Quando a ficha caiu tomei um susto e fiz uma retrospectiva de algumas fases, particularmente no que se refere às “idades mutantes”.
Aos 15 anos me disseram que eu estava “debutando”, ou seja, mudando para uma nova fase, na qual passaria a ser vista como uma moça me preparando pra ser mulher.
Quando cheguei aos meus 25 anos notei quantas diferenças surgiram em 10 anos. O bordão da vez era um tal de “tiro na macaca”. Pelo menos na minha região usa-se a expressão para mulheres que chegaram aos 25 sem ter casado. Em nem ligava para a brincadeira e até brincava dizendo que por mim daria tiro no zoológico inteiro.
Pois bem, mais alguns anos passaram; é chegada a hora da “mulher balzaquiana”: Completei 30 anos! O Borjão originou-se do romance intitulado A Mulher de 30 do Francês Honoré de Balzac que falava sobre a maturidade da mulher ao chegar nesta idade.
Alguns anos passaram, deixei de dar tiro na macaca os 33 anos quando casei. E agora outro bordão bate a porta da minha vida: “A idade da loba”. Usado para as mulheres de 40 anos, surgiu para definir o perfil de uma nova mulher, fruto de lutas feministas e liberação sexual.
Do primeiro bordão que surgiu na minha vida ao próximo - já está ali no futuro não muito distante – mudanças infinitas podem ser notadas. Fisicamente falando aumentei alguns números de manequim, a mudança mais relevante trata-se do meu EU interior. Meus medos são outros, os anteriores eu já chutei pra longe. Meus anseios ficaram mais sofisticados porque os anteriores praticamente todos foram realizados e se não foram é porque deixaram de ser desejados.
Enfim, a porta está entreaberta aguardando a Idade da Loba
levanta acabeça e segue em frente! e viva mais uns 50!
ResponderExcluirhttp://cafedefita.blogspot.com/
Você também já começou a viver os sonhos dos seus filhos?
ResponderExcluirhttp://123acao.wordpress.com/
É sempre bom observar essas mudanças em nossas vidas
ResponderExcluirvivo minha vida como se fosse o ultimo dia... uma hora eu acerto... hsuahsauhsuash
ResponderExcluirzueira... legal seu blog... da uma olhada no meu: http://blogdoferreirinha-ferreirinha.blogspot.com/2011/11/blog-post.html
Teu aniversário também me faz cair na real, rsrs
ResponderExcluirporque eu sou 2 anos mais velha, né?
Mas eu sempre volto ao ponto onde "estacionei": meus 35 anos!!!
Beijo
nenhuma idade é mais importante do que o dom de existir! viva! seja uma loba! devore os seus problemas e seja feliz!
ResponderExcluir---
blogestarcomvoce.blogspot.com
Nossa.. se você não comentasse eu nunca iria desconfiar que você estaria fazendo 40 anos. Enfim, parabéns pelo aniversário e pelo blog que eu gostei muito, beijos.
ResponderExcluirhttp://primeirapessoa-dosingular.blogspot.com/
Usamos tantas coisas ppara classificar as pessoas e suas idades, né?
ResponderExcluirevvelhecer nunca foi facil mesmo, mas as mulheres mais velhas são bem mais interessantes