Recentemente estava dentro do ônibus; bem perto de mim
estava um grupo de amigas e, mais afastada, uma moça em pé com um vestido
estampando o rosto de Frida Kahlo.
O grupo de amigas logo inicia um diálogo sobre o vestido da
moça:
“Tá uma moda roupa com essa mulher da sobrancelha grossa... Negócio
feio... Ela não sabe o que é design de sobrancelha” (todas riem). E continuam a
conversa sobre design de sobrancelha, sobrancelhas de Henna, etc
Entendo que ninguém é obrigado a saber quem foi Frida, mas referindo-se
a ela como “mulher da sobrancelha grossa” me faz pensar que aquelas jovens,
assim como tantas outras pessoas desconhecem quem foi de fato aquela mulher.
Frida Kahlo em Mosaico |
P.S.
1. A entrega do mosaico será feita apenas no Recife, ok
2. Participarão do sorteio os comentários postados até as 12 horas do dia 12/01/2018
3. Cada participante receberá um número de acordo com a ordem que aparece na tela. Neste caso, serão desconsiderados meus comentários (Fafá Barbosa e Mosaicos de uma Vida)
4. O sorteiro será feito pelo método aleatório - random.org
Saiu o resultado... pela ordem de postagem, excluindo a minha, a vencedora foi a número 7 (Samíramis). Parabéns, Sam
Obrigada a todas as pessoas que se divertiram comigo e conheceram um pouco mais sobre Frida .
cheiros
Assim como eu, Frida almejava ser mãe, mas teve que conviver com as dores emocionais provenientes do aborto e útero perfurado, mas nem por isso ela se sentia menos mulher.
ResponderExcluirE se nos perguntassem: você se acha gostosa? Nós duas responderíamos: acho não, tenho certeza kkkkkkkkk
As duas tem a sua beleza natural,Frida a pintora mexicana,encantava com suas sobrancelhas grossas,tipo Malu Mader daquela época e Você Fafá, com seus cabelos cacheados.rsrsrs
ResponderExcluirFrida foi uma mulher a frente de seu tempo, superou as limitações fisicas ( sequelas da poliomielite) com seu trabalho. Amou intensamente Rivera assim como amou o belo e a vida ( e os e as amantes que teve). Ah, e como ela arrasava nas cores vibrantes que estampava e projetou a cultura mexicana para todos nos.
ResponderExcluirUm Belo texto Fafá ...suas palavras são profundas ...e de muita sinceridade..
ResponderExcluirTriste juventude a nossa que ñ se interessa por cultura. Só ouvindo funks com letras de gosto duvidoso. Ñ conhecem pintores, escritores, cineastas, autores.
ResponderExcluirAlém dos aspestos artisticos é importante destacar a sua contribuiçao politica enquanto uma socialista e claro seu caso com Trótsky ��
ResponderExcluirMuitas coisas lindas e inspiradoras podem ser ditas sobre Frida Kahlo, mas o que mais me encanta nesta magnífica mulher é a coragem inabalável que ela tinha e que é capaz de influenciar a todas as mulheres que a conhecem até hoje. Frida antes de mais nada foi uma mulher que viveu e ousou ser ela mesma, não se deixou influenciar e não renunciou à sua essência.
ResponderExcluirFrida foi uma guerreira como mulher e artista, desbravando um mundo limitado para as mulheres. Desafiou e venceu preconceitos. Sempre a frente do seu tempo é sinônimo de luta, beleza e coragem.
ResponderExcluirFrida, mulher com M maiúsculo, amante das artes....construiu história e revolucionou e amou como ninguém.
ResponderExcluirVânia Casé
Frida era ela mesma numa época na qual era muito difícil assumir realidades vestidas com saias.
ResponderExcluirConheci a história da Frida quando fui a um Bar em Boa Viagem que tinha seu nome e era todo ambientado nela: forte, marcante e sem perder a feminilidade.
ResponderExcluir"Para que ter pés, quando tenho asas para voar"... Bela frase de Frida Kahlo!!!
ResponderExcluirFrida está por aqui... passeando nas ruas do Recife , nas lutas das mulheres que , em todo mundo, protestam contra o patriarcado e reafirmam as várias formas de amar e ressignificar a vida plena. Nos dez anos de idade, minha filha homenageou Frida da forma mais linda. Frida sempre será uma inspiração para além das fronteiras ! Frida é uma referência para a revolução ser processada!
ResponderExcluirDona de uma biografia revolucionária. Uma mulher intensa, transgressora, autora de uma arte autêntica. Transformou as tragédias da sua vida em inspiração para pintar, e pintou... o seu universo mais íntimo, o seu avesso, que de tão humano é tambem o meu, o nosso.
ResponderExcluirJane Gonçalves: Ninguém precisa de design de sobrancelhas para tornar-se mulher! Salve Frida Kahlo.
ResponderExcluirStephanie Saskya: Frida é uma inspiração. Ela é minha diva maravilhosa! A primeira vez que a vi, também senti uma estranheza e inquietação em sua aparência. Isso me ajudou a libertar minha mente dos padrões impostos pela sociedade.
ResponderExcluirFrida foi uma mulher à frente de seu tempo, que encarou suas dores com muita força, quebrando paradigmas. Nos inspirando até hoje com sua arte e por sua coragem de ser que era! Eterna Frida Khalo!!
ResponderExcluirFrida viu beleza em meio a tragédia.Mulher inspiradora,morreu jovem aos 47 anos. Suas últimas palavras foram encontradas em seu diário: "Espero alegre a minha partida e espero não retornar nunca mais."
ResponderExcluirMaria Ivone
Frida continua viva em cada mulher que luta, que resiste. Que sabe o que quer e não desiste disso, apenas por ser mulher! Afinal "Para que ter pés se tenho asas para voar" vamos nos amar, nos empoderar e revolucionar. NÃO ME KHALO!!!!!!!
ResponderExcluirVirginia Airola, airolavirginia2012@gmail.com
Frida foi uma mulher bem adiantada para a sua época, utilizava a arte para expressar suas ideias e foi a primeira artista mexicana em ter um quadro adquirido pelo Louvre de Paris.
ResponderExcluirEssa mulher de sobrancelha grossa foi considerada por muitos como uma Heroína Feminista dos anos 80, um símbolo de força e resistencia!
Estou amando os comentários e curiosidades sobre Frida... Sim, ela foi considerada a Heroína dos anos 80!! O fato se deu quando seus auto-retratos sangrentos entraram em sincronia com os ensaios sobre a auto-representação feminina, inclusive da cantora Madona.
ExcluirFrida e Diego Riviera, tiveram uma relação muito conturbada. Descobriu que foi traída diversas vezes, e mostrar como as brigas conjugais a afetaram, pintou “As Duas Fridas” (1939), simbolizando as duas personalidades: a exterior, branca, aparentemente feliz; e a interior, obscura, devastada e distanciada. Até hj muitas mulheres vivem essa dualidade...
ResponderExcluirFrida foi uma grande mulher que superou suas dores através das pinturas. Dona de um colorido único, como só seria possível, pintado por alguém de uma sensibilidade incrível... Comentário de Paula Fonsêca
ResponderExcluirSegundo uma breve pesquisa sobre formas de sobrancelhas e seus significados, no site do "O Segredo", refere: "Sobrancelhas grossas sugerem total confiança. Você é capaz de lidar com os conflitos com facilidade, e não deixa nada te impedir de alcançar seus objetivos. Se você tem sobrancelhas grossas, os outros podem te ver como um espírito livre – alguém que está interessado em viver a vida ao máximo." Lembrei logo dela: a Frida Kahlo. Sucesso e parabéns pela sua iniciativa! Wilitiusa Spinola
ResponderExcluirFrida é uma mulher atualíssima pela sua diversidade, feminilidade, empoderamento, e, sobretudo, o significado do SER mulher.
ResponderExcluirSou fã de Frida, uma mulher forte que lutou até os últimos dias de sua vida pelos seus ideais. Perseguida em alguns momentos, descreditada de méritos em outros, teve um papel importante na reflexão do papel da mulher na sociedade mexicana e mundial. Para além disso uma artista incrível. Suas obras são marcantes e refletem em cada detalhe o reflexo da sua vida. Viva Frida! Leonidas Leal
ResponderExcluirDiante de todos os comentários resta a reflexão sobre o legado de uma mulher extraordinária à frente de seu tempo! Fafá como diria Frida: Se eu pudesse lhe dar alguma coisa na vida, eu lhe daria a capacidade de ver a si mesmo através dos meus olhos. Só então você perceberia como é especial para mim. Michelle Rodrigues
ResponderExcluirMulher encantadora,com suas pinturas de cores fortes e vibrantes... e viva Frida ...
ResponderExcluirCélia Rejane
Frida uma mulher à frente da sua época, até hoje, exemplo de coragem e referencia absoluta.
ResponderExcluir