MOSAICOS DE UMA VIDA

Juntando cada peça forma-se o mosaico de minha vida. Tantos sentimentos me envolvem. Sentimentos ruins, outros bons. Saudade de quem se foi para eternidade. Saudade de quem posso ligar para ouvir a voz. Tristeza pelas metas não cumpridas e alegria pelos objetivos alcançados. Gemidos de dor, outros de prazer.

26 de set de 2010

Finasterida e Infertilidade


Quando o assunto é infertilidade geralmente as pessoas remetem-se às mulheres como a detentora do problema. Segundo especialistas em reprodução humana 1/3 dos casos de infertilidade está relacionado ao homem, 1/3 às mulheres e 1/3 ao casal ou causa desconhecida.

Após várias leituras além das idas e vindas aos consultórios fui conhecendo um pouco do universo masculino no que tange suas possíveis causas de infertilidade. Vale frisar que nem todo problema é definitivo. Os links ao final do texto discorrem com mais detalhes sobre tais problemas. Quero apenas alertar sobre o uso do medicamento finasterida (utilizado para calvície masculina). Este pode ter sido o motivo para baixa motilidade no exame de espermograma do meu esposo. O resultado foi 8% após três meses usando o medicamento.  Passado um ano da interrupção do finasterida o exame normalizou subindo para 50%.

Vale salientar que não foi feito nenhum tratamento para alteração do resultado, apenas a suspensão do medicamento. De acordo com os médicos que conversamos não é possível dizer com precisão se este remédio foi o causador do problema, mas a bula cita como reação adversa a diminuição da libido, a disfunção erétil e a diminuição do volume ejaculado; além disso, o remédio é contra indicado para mulheres, principalmente as grávidas para evitar lesão ao feto.

Como citei anteriormente há inúmeras causas para infertilidade; estas estão divididas entre a mulher, o homem e o casal. Portanto, cabe ao casal uma investigação minuciosa e cuidadosa para não depositar apenas em uma pessoal a carga de um problema que no final das contas é dos dois.

Bom, passado o susto... tudo normal com Ele também. Agora é só treinar e deixar Deus fazer a parte dele.

Algumas fontes consultadas:

2 comentários:

  1. Meu marido fez o uso deste medicamento por anos , a três dias pegamos o espermograma dele, e levamos um susto o exame estava super alterado , sendo ele a motilidade,vitalidade e morfologia.
    Estou muito triste na verdade arrasada pois meu sonho é ser mãe .
    Ele fala que parou de tomar , a 1ano , mas de verdade custo acreditar que seja verdade.
    Marquei urologista para ele dia 30/04, vamos ver o que o medico vai dizer.
    Acho um crime que a bula não venha claramente explicando que há possibilidade de esterelidade masculina , enquanto se utiliza essa droga.
    bjos amiga e boa sorte para todas nós que luta e espera por um milagre nossos filhos

    ResponderExcluir
  2. Amiga
    Não fique tão angustiada. É comprovado que com o desuso desse remédio as taxas voltam ao normal. Quanto mais tempo ele usou mais tempo para normalizar; o urologista deve indicar as medicações para agilizar o processo. Fique calma!

    ResponderExcluir