MOSAICOS DE UMA VIDA

Juntando cada peça forma-se o mosaico de minha vida. Tantos sentimentos me envolvem. Sentimentos ruins, outros bons. Saudade de quem se foi para eternidade. Saudade de quem posso ligar para ouvir a voz. Tristeza pelas metas não cumpridas e alegria pelos objetivos alcançados. Gemidos de dor, outros de prazer.

11 de out de 2013

A vida em mosaico

Foto: Creusa Melo
Mosaicista: ainda não sei


Infelizmente não sei quem montou essa obra de arte, mas a foto foi feita em Campinas/SP por uma amiga, que certamente faz de sua vida uma linda peça em mosaico, em constante crescimento.

Eu sempre faço comparação da técnica do mosaico com a vida, porque assim como no mosaico na vida nada é constante, igual, homogêneo, uniforme... Cada pedrinha e cada acontecimento forma o todo; por isso dizia Gregório de Matos, “o todo sem a parte não é todo”.

Essa imagem da mulher grávida retratada no mosaico me remete a tantos pensamentos, a tantas lembranças, coisas tristes e alegres; à morte e também à vida. Lembra-me o movimento de mulheres e suas conquistas, alcançadas pouco a pouco, luta após luta, juntando pedaços por pedaços. Lembra-me também da luta constante das mulheres que dia a dia busca se encaixar no melhor espaço, seja público ou privado, porque ela só deseja ser uma parte do todo.

Obviamente a imagem me remete também à mágica da maternidade, da mulher que sonha em ser mãe, das que vivem esse sonho, das que desistiram de sonhar e até das que se recusaram a viver esse sonho. Isso porque assim como no mosaico, a vida também é um quebra cabeça, e como sabiamente disse um certo Padre “É preciso estar consciente de que a felicidade é mosaico. É para ser montada aos poucos, dia a dia, parte por parte. A vida se encarrega de nos entregar as peças. Encaixá-las é uma tarefa que não podemos abrir mão”.

4 comentários:

  1. Bela imagem... Belo texto, Fá!
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Nossa muito lindo o texto adorei Flor ..
    elida c...

    ResponderExcluir
  3. Amei a imagem e o texto!!! Só espero encontrar e encaixar as peças que estão faltando em minha vida para a minha felicidade ser completa!!! Bjos!!!

    ResponderExcluir
  4. Imagem e texto um raio-x de Fafá.... Belíssimo.
    Monica Abreu

    ResponderExcluir