MOSAICOS DE UMA VIDA

Juntando cada peça forma-se o mosaico de minha vida. Tantos sentimentos me envolvem. Sentimentos ruins, outros bons. Saudade de quem se foi para eternidade. Saudade de quem posso ligar para ouvir a voz. Tristeza pelas metas não cumpridas e alegria pelos objetivos alcançados. Gemidos de dor, outros de prazer.

4 de out de 2014

Trabalho significa ...

Lendo sobre sociologia do trabalho me deparei com a origem dessa palavra derivada do latim tripaliare e que significa torturar. Por outro lado, Karl Marx via o trabalho como uma ação exclusivamente humana.

“Oxente”, torturar não é desumano?

A sociologia  diz que trabalho humano precisa ser justo, digno e reconhecido.  Ou seja, salário quantitativamente justo, dignidade no que se refere às boas condições de trabalho e reconhecimento no sentido de valorizar o/a trabalhador/a. É disso que ele/a necessita.

Para a psicologia, a falta de equilíbrio entre às exigências do trabalho e às necessidades do/a trabalhador/a pode trazer repercussões mais ou menos acentuadas sobre a saúde mental.

Vamos ligar o alerta para evitar tal desequilíbrio e entender as estratégias para fugir das “doenças do trabalho”.

Um comentário:

  1. Olá
    Isso é verdade, precisamos estabelecer um equilíbrio, mas é algo bem difícil. Passamos mais tempo no trabalho do que em qualquer outro lugar, se não for um trabalho que gostamos e que acredito não seja o caso da maioria, a situação fica ainda pior. Mas sorte de quem consegue trabalhar no que gosta e num ambiente saudavel.
    Grande abraço
    [Blog Fernu Fala II
    Meu Twitter

    ResponderExcluir