Juntando cada peça forma-se o mosaico de minha vida. Tantos sentimentos me envolvem. Sentimentos ruins, outros bons. Saudade de quem se foi para eternidade. Saudade de quem posso ligar para ouvir a voz. Tristeza pelas metas não cumpridas e alegria pelos objetivos alcançados. Gemidos de dor, outros de prazer.
Em outros textos já falei sobre reaproveitamento de resíduos sólidos, mais precisamente sobre alguns objetos que iriam para o lixo, mas os transformei em mosaicos.
Iniciei pelos CDs: por se tratar de lixo eletrônico, quando descartados de forma irregular causam danos ao meio ambiente devido seus componentes altamente tóxicos. Então, pensei em algo que não apenas reutilizasse o lixo, mas que o transformasse em arte. Foi assim que tive a ideia de usar os CDs como base para mosaicos.
Mostrei também que é possível reaproveitar xícaras quebradas usando a
mesma técnica em mosaico. E assim fiz porta chaves.
Já o banco que foi retirado do lixo, também virou peça em mosaico. Servindo para sentar ou decorar, o fato é que ele também virou arte em mosaico de vidro. A bobina de fio de cobre virou mesa de centro, com mosaico em cerâmica. Agora imaginem um Centro de Transformação de lixo, no qual será reaproveitado 100% dos resíduos... Não é utopia; em breve o Projeto LixoZero Social 10 chegará em Pernambuco.