MOSAICOS DE UMA VIDA

Juntando cada peça forma-se o mosaico de minha vida. Tantos sentimentos me envolvem. Sentimentos ruins, outros bons. Saudade de quem se foi para eternidade. Saudade de quem posso ligar para ouvir a voz. Tristeza pelas metas não cumpridas e alegria pelos objetivos alcançados. Gemidos de dor, outros de prazer.

3 de jan de 2012

Sonhos Sofisticados


Oriunda de uma família de nove pessoas (pai, mãe e sete filhos) e de baixo poder aquisitivo, passei por algumas privações e limitações. Sobravam tristeza e sonhos.

"Guarda-roupa"
Sonhava ter um guarda-roupa com opções para escolher o que usar. Eu tinha uma caixa de papelão; pequena, pois era suficiente para as poucas peças que me vestiam. O novo pra mim era o velho que já não cabia na minha irmã.

Sonhava também em ter um estojo cheio de lápis e canetas. No inicio das aulas ganhava lápis com borracha, mas por algumas vezes era preciso quebrar um lápis ao meio para dividir com minha irmã. 

Casa de Taipa
Morar em casa de taipa ou madeira até que não me frustrava tanto, mas sonhava em ter uma casa com terraço. Continuei sonhando mais alto. Dessa vez passei a desejar uma casa sem goteiras nem brechas entre as madeiras, evitando pingos de chuvas e raios de luz. A claridade sempre incomodou meu sono.

Na medida em que os desejos eram realizados os sonhos foram ficando mais sofisticados. Que tal uma casa sem piso de areia batida, nem cimento crespo? Eu queria ter o prazer de passar cera na casa com o tal do rodo. Achava isso chic.

O que pra muitas pessoas era algo comum, pra mim era sinal de riqueza. Aos poucos os sonhos foram se realizando com guarda-roupa, roupas novas, lápis inteiros só pra mim e também canetas, ambos dentro do estojo. Casa de alvenaria, com terraço, sem goteiras nem raios de luz, e com piso para usar o tal do rodo. Olha que chic.

Chic mesmo foi sofisticar mais os sonhos e realizá-los entrando numa universidade federal, seguida de uma pós-graduação. Os sonhos não acabaram, mas de tão sofisticados tornaram-se ainda mais difíceis de conquistar. Continuo a sonhar.

9 comentários:

  1. Oi, passeando pela blogosfera conheci seu blog, ele é lindo e com postagens ótimas. Estou te seguindo, e passarei sempre para comentar!
    xoxo
    fashionmaniacbrazil.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Acho que o sonhar é essencial. Se você não sonha nunca poderá realizar nada. Parabéns pelas suas conquistas!

    http://thebookofmydreams.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Gostei do Post. Nada como olhar para trás e ver o que passou,isso ajuda para refletir.E Infelizmente, as adversidades e as limitações podem ser árduas,dolorosas e tristes,mas é aqui que amadurecemos. E sobre os Sonhos: é o motor da nossa vida.

    ResponderExcluir
  4. São sonhos sofisticados e parecem ás vezes serem difíceis de atingir ,mas deve-se continuara sonhar e ir atrás ... adorei
    http://andyantunes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Hey, Fafá. Obrigado pelo comentario:D


    sonher e nunca parar de sonhar e tentar realizar sempre.

    parabéns pelas suas realizaçõses

    eu tbm quero uma federal :P

    ResponderExcluir
  6. Obrigado por visitar meu Blog, volte sempre!
    E, parabéns pelo seu Blog, tá muito bonito!

    http://futeblog-blogmaster.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Verdade os sonhos não acabam e isso é que nos faz viver correr atras de nossos sonhos por mais dificieis que sejam

    ResponderExcluir
  8. Você é sincera, e isso é importante.
    Alguém disse: o importante não é ter diplomas e bens materiais, mas sim ser uma pessoa de bom caráter e digna da presença de Deus em sua vida.

    ResponderExcluir
  9. '' ... O mundo está nas mãos daqueles que tem a coragem de sonhar e correr o risco de viver seus sonhos ... ''

    Li essa mensagem e lembrei de "Sonhos sofisticados"- Bjs amiga!

    ResponderExcluir