MOSAICOS DE UMA VIDA

Juntando cada peça forma-se o mosaico de minha vida. Tantos sentimentos me envolvem. Sentimentos ruins, outros bons. Saudade de quem se foi para eternidade. Saudade de quem posso ligar para ouvir a voz. Tristeza pelas metas não cumpridas e alegria pelos objetivos alcançados. Gemidos de dor, outros de prazer.

3 de jul. de 2012

Laços de Família


Terminei de ler o livro de Clarice Lispector intitulado LAÇOS DE FAMÍLIA e não poderia deixar de analisá-lo a partir do que consegui enxergar nas entrelinhas. Em cada conto alguns personagens são apresentados, mas muitos nos parecem familiar. A mulher forte, a mulher fraca, a mulher sonhadora, a mãe, a submissa, o pai, a pessoa que se mostra forte escondendo dentro de si suas fraquezas.

Familiar também são os sentimentos, alguns passam por mudanças outros parecem ser intergeracional. O cotidiano entediante, o casamento que mesmo infeliz é visto com refúgio (isso está mudando), a relação de respeito e frieza entre mãe e filha, a falta de carinho entre elas, a relação de estranheza entre noras, genros e sogras, a falta de comunicação, o dinheiro e os sonhos de consumo.

É óbvio que a família na sua posição de instituição acaba esbarrando em conflitos e toda dinâmica necessária para a integração social, mas é através do constante processo de ajustamento que chegamos à formação da família atual, que a meu ver anda desatando os laços.



7 comentários:

  1. Como sempre perfeita em sua sensibilidade de nao so escrever, mas expressar suavemente os seus nobres sentimentos...
    Monica Abreu

    ResponderExcluir
  2. Mónica, bom saber que vc ler meu blog... obrigada!!! cheiros

    ResponderExcluir
  3. Sempre perfeita nas suas opiniões.
    Beijo do meu tamanho para você.
    Iara

    ResponderExcluir
  4. Conheço 3 Iaras; imaginando que o beijo é grande só pode ser a Tulipa Negra. rsrsrsr

    ResponderExcluir
  5. Amiga... surpreendente sua extraordinária visão.
    Bjoooooo.
    Catarina.

    ResponderExcluir
  6. Obrigada, Catarina... gosto tanto quando vc passa por aqui.
    cheiros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu passo sempre... me faz um bem enorme "te ler"!

      Excluir