MOSAICOS DE UMA VIDA

Juntando cada peça forma-se o mosaico de minha vida. Tantos sentimentos me envolvem. Sentimentos ruins, outros bons. Saudade de quem se foi para eternidade. Saudade de quem posso ligar para ouvir a voz. Tristeza pelas metas não cumpridas e alegria pelos objetivos alcançados. Gemidos de dor, outros de prazer.

19 de out. de 2012

Papo de Homem ou Mulher ? !

As relações de gênero, ou seja, as relações impostas pela sociedade têm tomado novos formatos. De uma  forma mais popular, vale lembrar que gênero é o sexo social; é o masculino e o feminino construído socialmente.
Um exemplo clássico das relações de gênero é quanto aos apaixonados por futebol e novela. Aos homens cabia a primeira opção, ficando para as mulheres o papel de noveleiras.
Nesta semana ouvi uma discussão de um grupo e sua maioria era do sexo feminino. Falavam sobre futebol, mais precisamente sobre a atual situação dos times no campeonato brasileiro. Elas falavam com bastante propriedade sobre o assunto, defendiam seus times, deixando a conversa no mesmo nível de conhecimento dos seus colegas homens.
Quando estava achando interessante a sintonia do grupo em relação ao futebol, eis que mudam de assunto e para minha surpresa começaram a falar sobre os últimos capítulos da novela das 21horas. Os homens sabiam de tudo e até palpite para o assassino com argumentos plausíveis eles tinham.
Passei ouvir a conversa do ponto de vista sociológico. Levando em consideração que na nossa sociedade a relação entre homens e mulheres é baseada na desigualdade, enalteço o fato de estarmos abolindo ao sexismo. Este por sua vez exclui, discrimina e limita a participação das mulheres em função de seu sexo.
Quando estava “viajando” na conversa do grupo fui interrompida com a chegada do meu ônibus; era chegada a hora de, literalmente, viajar de volta pra casa. E minha análise prosseguiu na certeza de que ainda precisamos fazer mais, substituindo o sexismo por uma relação de igualdade entre homens e mulheres, sintonizados em todos os aspectos, em todas as conversas e em todos os ambientes, sejam públicos ou privados.  
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário