MOSAICOS DE UMA VIDA

Juntando cada peça forma-se o mosaico de minha vida. Tantos sentimentos me envolvem. Sentimentos ruins, outros bons. Saudade de quem se foi para eternidade. Saudade de quem posso ligar para ouvir a voz. Tristeza pelas metas não cumpridas e alegria pelos objetivos alcançados. Gemidos de dor, outros de prazer.

28 de dez. de 2012

Rituais do Mosaico Terapia

Mercado de São José
Foto: Sandra Barbosa
Meu atual passa tempo, o qual passei chamar de MosaicoTerapia, tomou dimensão suficiente para fazer-me pensar, lembrar, rir, chorar e até lucrar. O momento de construção de uma peça tem um ritual que o trabalho requer, mas também o ritual emocional.

O ritual do trabalho propriamente dito começa com as compras. Alguns cenários fazem parte do processo, como o Mercado de São José e os armarinhos no "vuco-vuco" do centro do Recife.


Material para confecção do Mosaico
Depois vem a escolha do objeto, seguida pelo desenho. A partir daí é chegada a hora de “botar a mão na massa”... Quebrar as teselas (cada pedra do mosaico), colar uma a uma preenchendo todo o desenho, rejuntar, pintar e etiquetar.




O ritual emocional depende da peça. Se foi encomenda existe a insegurança de não agradar, na incerteza se a pessoa vai gostar. O perfeccionismo me faz até desmanchar e recomeçar. 


Mosaico em CD
Mosaicos expostos - Bazar Artesanato de Garagem

Quando a peça não é encomendada certamente o mosaico será regado de nostalgia. Saudade do que vivi, saudade até do que não vivi, mas idealizei. Vontade de voltar atrás, de parar o tempo ou mesmo de acelerar esse tempo. Me pego falando sozinha, às vezes chorando e claro, sorrindo.

O ritual emocional passa pela viagem de montar cada peça da minha vida, trocar o que não ficou legal, montar o meu destino até uma perfeita harmonia. E assim, cada peça em mosaico possui ritual único, que mistura o real com o irreal.

2 comentários:

  1. Oi Fafá, tudo bom?

    Vim agradecer sua visita a DONA MOCINHA DO BRASIL e te desejar um 2013 repleto de conquistas e realizações, que seja um ano de saúde, de união, de amor, de respeito e paz, muita paz no mundo.

    Amo o nosso nordeste, lugar lindo e de gente linda, tenho muito orgulho de ser nordestina.
    A passagem de ano deve ser maravilhosa ai!!!


    Beijos


    Audeni

    ResponderExcluir
  2. Gostei de seu novo passatempo.
    os Cds ficaram bem legais

    ResponderExcluir