MOSAICOS DE UMA VIDA

Juntando cada peça forma-se o mosaico de minha vida. Tantos sentimentos me envolvem. Sentimentos ruins, outros bons. Saudade de quem se foi para eternidade. Saudade de quem posso ligar para ouvir a voz. Tristeza pelas metas não cumpridas e alegria pelos objetivos alcançados. Gemidos de dor, outros de prazer.

15 de jun. de 2013

Vergonha Alheia


VERGONHA, segundo o dicionário, é o sentimento penoso de desonra e humilhação. Já a VERGONHA ALHEIA é a experiência de se envergonhar no lugar do outro. Confesso que sinto vergonha alheia e me incomodo, mas tenho consciência de que não devo me punir pelas atitudes de outrem.

Hoje experimentei tal sentimento por dois pontos de vista durante a abertura da Copa das Confederações. A presidenta Dilma foi vaiada!!! Senti vergonha por ela, mas senti também vergonha por aqueles que a vaiaram.

Se Dilma foi vaiada fica explícito o caráter de rejeição social e queda de sua popularidade exposta a nível internacional. Não desejaria estar em seu lugar, Presidenta! Quanto aos vaiadores fica meu repúdio porque aprendi que vaiar não faz parte de uma boa educação. E não adianta justificar que a presidenta não investiu em tal política pública porque esse meu aprendizado não aconteceu na escola, muito menos na faculdade; faz parte da minha educação de base – a educação familiar.

Qualquer pessoa em sua sã consciência sabe todos os setores do país carentes de investimento (educação, saúde, etc). Absurdamente foram e estão sendo gastos “rios” de dinheiro para realização das copas da confederação e do mundo. Os ingressos custam um absurdo.

Isso me faz questionar os efeitos daquelas vaias. Não seria mais sensato NÃO comprar o ingresso? Não seria mais prudente realizar uma mobilização social que resultasse em manifestação pública? 

4 comentários:

  1. Mas eles compraram o ingresso para assistir o jogo e não ver a Dilma... foi bonito sim ela ser vaiada em frente aos queridinhos dela aí... quer respeito? trate o povo com respeito, simples assim... quer educação? de educação ao povo :)

    ResponderExcluir
  2. Concordo com o que o Guilherme disse e não tenho o que acrescentar. Palmas para o povo brasileiro que acorda!

    ResponderExcluir
  3. Fora os corruptos! Isso sim um boa conquista!

    ResponderExcluir
  4. Fá, foi o mesmo que senti e é a mesma coisa que penso. São contra os estádios- mas todos estiveram lotados com ingressos caríssimos; não gostam da Globo - mas é o canal de 95% das residências na hora do jogo. O time foi campeão, e o que isso mudou para os Brasileiros? Enfim, vamos em frente.

    ResponderExcluir