MOSAICOS DE UMA VIDA

Juntando cada peça forma-se o mosaico de minha vida. Tantos sentimentos me envolvem. Sentimentos ruins, outros bons. Saudade de quem se foi para eternidade. Saudade de quem posso ligar para ouvir a voz. Tristeza pelas metas não cumpridas e alegria pelos objetivos alcançados. Gemidos de dor, outros de prazer.

9 de jan. de 2014

Deus me livre ser feminista ! ?

Recentemente ouvi uma frase que soou estranho aos meus ouvidos, fazendo-me refletir sobre o (pré) conceito sobre o feminismo. Eis a frase:

“Deus me livre ser feminista”

Enquanto o machismo é o uso do poder de um gênero contra o outro, o feminismo é apenas uma luta por igualdade de direitos. As relações de gênero, impostas pela sociedade, colocaram o homem em situação de dominação e a mulher na posição de submissão. Isso se chama machismo. Lutar contra essa diferença chama-se feminismo.

Preferir vestido ou calça comprida, namorar homens ou mulheres, usar cabelos curtos ou longos, casar ou ficar solteira, ter filhos ou optar por não tê-los não faz nenhuma mulher ser feminista ou deixar de ser.

Defender a autonomia das mulheres nas suas escolhas seja no âmbito profissional ou afetivo; discordar que ela deva obediência ao sexo oposto; defender que o respeito entre homens e mulheres deve ser mútuo, bem como os direitos entre eles devem ser iguais faz sim uma mulher ser feminista.

Portanto, Deus me livre NÃO ser feminista!


8 comentários:

  1. Fá, sou constantemente rotulada de "feminista" e me orgulho quando alguém me diz isso. Suas palavras me representam.

    ResponderExcluir
  2. Muito esclarecedor seu texto Fafá.
    Como sempre, vc dando uma aula de conhecimentos aos seus leitores.
    Parabéns! ;)
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Excelente reflexão!!! Compartilho do mesmo posicionamento!!! Bjos!!!

    ResponderExcluir
  4. Apesar de muitos direitos ja serem conquistados pela mulher, não so no tabalho mas na própria vida familiar, não acho q a palavra em si seja feminismo, pois a utilizo em outro contexto, historicamente no inicio das lutas por igualdade! Mas vejo uma lacuna nos indices em relação a violencia contra mulher! Isso sim eu acho valido de não so as mulheres, mas tb homens possam orientar mais, fazer mais campanhas contra esse absurdo! Tenho muito medo de todos os "ismos" que tendem muitas vezes a particularidades, do que a própria busca por essa igualdade! Ha casos que nem seja essa igualdade a verdadeira busca, e simm como uma auto afirmaçao de superioridade de um sexo sobre o outro! Em todos os meus achismos....tb creio que em termo constitucional estamos progredindo bastante, com varios direitos garantidos as mulheres! Essa é apenas minha humilde opinião! Bjinhos! Angelgio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Angelgio, amore
      Obrigada por participar, venha mais vezes e sinta-se a vontade pra dar sua "humilde opinião"
      cheiros

      Excluir