MOSAICOS DE UMA VIDA

Juntando cada peça forma-se o mosaico de minha vida. Tantos sentimentos me envolvem. Sentimentos ruins, outros bons. Saudade de quem se foi para eternidade. Saudade de quem posso ligar para ouvir a voz. Tristeza pelas metas não cumpridas e alegria pelos objetivos alcançados. Gemidos de dor, outros de prazer.

19 de jan. de 2012

Exclusão Social

Ocupação Irregular/Foto: AdautoJr.
Outro dia estava num ponto de ônibus localizado próximo a um conjunto habitacional no Recife, onde seus moradores são oriundos de palafitas e outras ocupações irregulares. Viviam praticamente da pesca. Enquanto aguardava o ônibus ouvi conversa de dois moradores que diziam: “esse lugar aqui é até bonitinho, mas lá a gente tinha o rio e o mangue pra ganhar dinheiro”. Não resisti e entrei na conversa. Foi quando fiquei sabendo que pra ganhar alguma grana a maioria passou a catar e vender material reciclável. Todo material fica acumulado na área comum do habitacional.

Apesar de felizes por ganharem um lar com um mínimo de conforto as famílias encontram dificuldades para inserir-se no mercado de trabalho pela ausência de qualificação profissional. A mudança de moradia não os tira da condição de excluídos. 

Uma vez que a maioria trabalha com material reciclável e levando em consideração que a coleta desse material traz beneficio ao meio ambiente, creio que uma alternativa seria valorizar os catadores de lixo no sentido de orientá-los na coleta e beneficiamento dos resíduos sólidos de forma organizada, auxiliando-os na geração de renda.

Habitacional Cordeiro/Foto:OtavianoJr
Foto:Alexandre Lopes

2 comentários:

  1. A exclusão social é maligna para o desenvolvimento da sociedade! Devemos combatê-la. Devemos combater cada tipo de preconceito, a fim de criarmos um mundo mais digno para todos!
    --
    abraços fraternais do
    blogestarcomvoce.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Você tem toda razão. O papel dos catadores hoje em dia é praticamente fundamental, mas ninguém vê eles. São como pessoas invisíveis. Acontece é que a sociedade brasileira infelizmente não reconhece nem a importância da reciclagem no mundo de hoje, imagina então valorizar um catador...

    http://oprazerdoverde.blogspot.com/

    ResponderExcluir