MOSAICOS DE UMA VIDA

Juntando cada peça forma-se o mosaico de minha vida. Tantos sentimentos me envolvem. Sentimentos ruins, outros bons. Saudade de quem se foi para eternidade. Saudade de quem posso ligar para ouvir a voz. Tristeza pelas metas não cumpridas e alegria pelos objetivos alcançados. Gemidos de dor, outros de prazer.

2 de fev. de 2013

Carnavalizar


Iris, Eu & Alceu
Carnaval 2012
Existe mais de uma versão para explicar a origem da palavra Carnaval. Prefiro citar que o termo originou-se da expressão em Latim Carne Vales, que significa Adeus à Carne. Na Grécia a festa era realizada para agradecer aos Deuses à fertilidade do solo, bem como sua produção.

A Igreja Católica passou a celebrar o festejo antes de iniciar o período da Quaresma. Simbolizando os 40 dias e 40 noites de jejum realizado por Cristo. Na quaresma os cristãos preparam-se para o renascimento espiritual através da caridade, oração e jejum. Ele último era baseado na Lei da Abstinência, a qual proibia o consumo de carne.

Sendo assim, nada mais justo do que uma despedida em grande estilo. Então, 3 dias antes de iniciar a quaresma (início na quarta-feira de cinzas), realizava-se uma festa regada de muita carne; são os chamados DIAS GORDOS para dar Adeus à Carne – Carne Vale – Carnaval.

Galo da Madrugada
Foto: Adauto Júnior
O festejo tomou dimensão e se perpetuou. Há quem odeie e quem ame. Para uns é o momento de liberar geral, encontrar novo amor, reencontrar antigos amores, beber, dançar, pintar e bordar. Para outros é sinônimo festa do “demo”, de orgias e de pecado; tudo porque o “carnal” pra elas tem outro significado.

Carnaval pra mim é momento de sorrir, ficar feliz; de dançar e “bebemorar”; de misturar cores, curtir os tambores; de frevar e de sambar; é carnavalizar no Recife Antigo, aqui ou acolá e ainda encontrar tempo para “olindar”.


3 comentários:

  1. Fá vc disse: (...)"Carnaval pra mim é momento de sorrir, ficar feliz; de dançar e “bebemorar”; de misturar cores, curtir os tambores; de frevar e de sambar;(...)".

    Então, amiga, este carnaval vem em boa hora... aproveita! Quero ver vc carnavalizando!

    ResponderExcluir
  2. Então vamos combinar pra carnavalizar juntas!!!
    "Eio, eio, eio se não guenta pra que veio?"...

    ResponderExcluir
  3. Iris e Catarina,
    Dessa vez meu carnaval foi bem diferente, mas foi válido.
    cheiros

    ResponderExcluir