MOSAICOS DE UMA VIDA

Juntando cada peça forma-se o mosaico de minha vida. Tantos sentimentos me envolvem. Sentimentos ruins, outros bons. Saudade de quem se foi para eternidade. Saudade de quem posso ligar para ouvir a voz. Tristeza pelas metas não cumpridas e alegria pelos objetivos alcançados. Gemidos de dor, outros de prazer.

3 de abr. de 2016

Engravidar em tempo de Zika vírus

Em tempos de Zika vírus e sua relação com o aumento dos casos de microcefalia as mulheres são orientadas a evitarem engravidar. Isso me faz pensar o quão frustrante é para aquelas que planejaram sua gravidez neste momento. E para aquelas que não planejaram e engravidaram deve ser uma tortura conviver com o medo de ser picada pelo tal Aedes aegypti  O que deveria ser um momento de prazer e curtição passa ser um período de angústia, medo, tensão.


Quem me conhece ou leu meus textos antigos conhece minha história dolorosa de perda gestacional. Nunca soube o motivo da perda e hoje confesso que se ainda estivesse tentando engravidar, esse problema relacionado ao Zika vírus seria motivo para desistir ou pelo menos adiar a gravidez. No que se refere aos direitos reprodutivos, vale ressaltar que as mulheres têm todo o direito de decisão.


Para as mulheres que já tiveram seus bebês com microcefalia me solidarizo e desejo forças, mais do que já demonstraram ter. Um exemplo disso é a União das Mães de Anjo (UMA), composto por mulheres guerreiras, algumas tiveram que deixar o trabalho para cuidar melhor dos seus bebês, outras precisaram se afastar dos outros filhos para se dedicar melhor ao bebê microcefálico, há casos também de mulheres que foram abandonadas covardemente pelos maridos.  Mesmo com tantos obstáculos elas estão juntas, unido forças para buscar o melhor para seus filhos e filhas. São MÃES e com toda essa prova de amor materno elas têm toda minha admiração. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário